Sobre o blog

Posted: 21.6.08 by Glauber Ataide in
6

Este é um blog pessoal, não especializado em nada. Se é mesmo necessário classificá-lo, então lhe chamo de "meu universo de interesses".

Estou por aqui desde 2006, mas acabei removendo a maioria das postagens dessa época. É que a gente muda de ideia em algumas coisas. Um aspirante a filósofo precisa ser essa "metamorfose ambulante". E como já dizia o Barão de Itararé, "não é triste mudar de ideias; triste é não ter ideias para mudar".

O nome do blog foi retirado de uma música da Legião Urbana, chamada "Perfeição". Sua letra é uma extensa lista de críticas sociais que precedem o anúncio de uma utopia - "venha, que o que vem é perfeição".

Se sou utópico? Em certo sentido sim, pois todo aquele cujo projeto de sociedade não se acomoda ao status quo tem uma utopia. Mas utopia não significa algo "irrealizável". Utopia, em sua etimologia, significa apenas "não-lugar" (do grego "u-thopos"), ou seja, algo que não existe agora.

6 comentários:

  1. Curiosa says:

    A-MEI o blog ...
    ótimos textos MUITO especializados EM TUDO! ....
    rsrsrs .. virei fã ...

    BEIJOS ...

  1. Olá Glauber!
    Antes de tudo, parabéns pelo blog: apresentação objetiva, delicioso de ler. Vc escreve muito bem, prende a atenção em seus textos.
    Hoje, um post seu chamou minha atenção: a psicanálise dos contos de fada. Gostaria de ter sua aprovação para apresentá-lo em meu blog (http://psipalavra.blogspot.com/) , logicamente com os devidos créditos.
    Se vc não concordar, desde já agradeço e com certeza visitarei mais vezes, pois tem um universo muito rico em informações aqui.
    Do tipo q eu curto!
    Abraços
    Célia

  1. Olá, Glauber! Pesquisando sobre cabelos compridos para homens, descobri o seu Blog. Parabéns por tudo o que postou. Suas postagens são ótimas. O que mais gostei foi o sentido do Blog: "mais que interpretar o mundo, o que importa é transformá-lo". D+!

  1. Achei um excelente Blog. Uma pergunta gostaria de formular. Posso publicar na página www.alferes20.org algum artigo de vossa autoria?
    Para a resposta entrar na página e escrever entre em contato conosco.
    Obrigado.

  1. Não entendo como pude demorar tanto para descobrir esse blog. Todos os meus assuntos preferidos em um único lugar. Muito bom!

  1. Este blog tem o que preciso e me encanta: Psicologia, Filosofia e Religião. Sento e tomo aquele café filosófico, então.