Conhecimento é liberdade. Por quê?

Posted: 25.3.09 by Glauber Ataide in Marcadores:
3

A afirmação de que "conhecimento é liberdade" parece, às vezes, possuir um status de axioma. Parece ser uma verdade alcançada de maneira intuitiva, indemonstrável, ou apenas senso comum. Mas há, na verdade, algumas demonstrações possíveis da veracidade dessa proposição.

Primeiramente devemos esclarecer o que queremos dizer com "liberdade". Fato é que nossa liberdade é do tamanho das nossas possibilidades de escolher. O quanto podemos escolher, isso é o quanto somos livres. É somente isso que queremos dizer por "liberdade" neste argumento.

O conhecimento, por sua vez, à medida que se amplia, nos fornece cada vez mais categorias de interpretação da realidade, nos abre novas possibilidades de apreensão e compreensão do real. Recordemos-nos do Mito da Caverna, de Platão: o homem acorrentado, após se libertar de seus grilhões e ver os objetos reais fora da caverna, tinha uma nova interpretação das sombras que ele considerava antes como as únicas coisas reais que existiam. Isso é, o conhecimento adquirido lhe possibilitou uma nova interpretação da realidade.

Dessa forma, se o conhecimento amplia nossa capacidade de interpretação do real, expande com isso nossas possibilidades de escolher e direcionar nossas ações e decisões. E sendo que nossa liberdade é do tamanho das nossas possibilidades de escolher, quanto maior o conhecimento, maior a liberdade. Quanto maior a ignorância, maior a escravidão, pois pouco temos entre o que escolher, pouco temos em que pensar, pouco sabemos decidir e, assim, poucos parâmetros temos para agir.

Este argumento pode ser resumido no seguinte silogismo:

Nossa liberdade é do tamanho das nossas possibilidades de escolher.
O conhecimento aumenta nossas possibilidades de escolher.
Logo, o conhecimento aumenta nossa liberdade.

3 comentários:

  1. Nizer says:

    Excelente explicação e excelente forma de resumir. Fiquei com isso na cabeça sem saber exatamente porque e digitei no Google. Caí aqui. Obrigado!

  1. Luck_war says:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Ótima explicação, era o que eu tinha na cabeça, mas não sabia como explicar, esse texto ajudou bastante na definição de conhecimento liberta, obrigado! conteúdo esplendido e claro!