Capitalismo & outras coisas de crianças

Capitalismo & outras coisas de crianças é um vídeo que nos convida a olhar de uma forma diferente para o mundo em que vivemos e a questionar algumas das mais básicas premissas da vida no Capitalismo.

Uma das proezas deste trabalho é apresentar em linguagem clara e sem jargões econômicos ou políticos as bases sobre as quais se assentam o Capitalismo. Tal característica me chamou a atenção para a capacidade deste vídeo em instruir e despertar a consciência crítica, ao demonstrar que um outro mundo é possível, ao contrário do que quer nos fazer pensar a ideologia imperialista neoliberal estadunidense.

Após assistir ao vídeo pela primeira vez, em inglês, entrei em contato com os produtores e perguntei se não havia legenda para outros idiomas. Eles disseram que infelizmente não. Eu me ofereci então para traduzir o vídeo para o português e também para criar as legendas. Eles apoiaram o projeto, se mostrando muito gratos e incentivando.

Após algumas semanas de trabalho, finalizei a tradução de todo o vídeo (51 minutos), criei o arquivo de legenda, submeti o trabalho a uma revisão e finalmente embuti a legenda no arquivo de vídeo. O resultado do trabalho está disponível para ser baixado nos links abaixo:


(Baixe os 4 arquivos e os descompacte. Eles irão gerar apenas um arquivo de vídeo.)

Caso você queira assistir online, apesar da qualidade de resolução ser um pouco inferior, ele pode ser acessado em http://www.vimeo.com/4799723.

As idéias expostas neste vídeo você não encontra nos discursos dos políticos, da Rede Globo ou de outros órgãos de imprensa membros do PIG (Partido da Imprensa Golpista).

Divulgue a idéia.

7/Deixe seu comentário

  1. Excelente vídeo. A sincronização está boa.

    ResponderExcluir
  2. Glauber,

    O vídeo realmente é muito bom. Faz-nos ter a esperança de que outro mundo é possível, ou seja, um mundo melhor para todos. Ótima reflexão!

    Como você já tinha dito, a linguagem é clara e de fácil entendimento. Isso é importante porque possibilita a todo tipo de pessoas compreender a mensagem.

    Outra coisa que também gostei, foi o fato de não ser um documentário tendencioso, como outros que já tive a oportunidade de ver.

    Valeu pela indicação!

    Também percebi uma pequena porção de pensamento Anarquista ;-)

    Depois de assistir esse vídeo, “re-indico” a você uma leitura da obras do Jacques Ellul (risos – vc já deve está de saco cheio de ouvir isso)!

    Grande abraço,

    Kylter

    ResponderExcluir
  3. Olá

    como podemos obter apenas a legenda?

    grato

    Prof. Emiliano

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7:11 PM

    Esses links de download não estão descompactando corretamente, está dando erro.

    ResponderExcluir
  5. Porco Nú,

    Você seguiu o procedimento de primeiro baixar o 4 arquivos para só então tentar descompactar?

    ResponderExcluir
  6. Segundo Leonardo Boff, o fundamentalismo "representa a atitude daquele que confere caráter absoluto ao seu ponto de vista". Ao meu ver, o marxismo é a linha de pensamento que melhor se encaixa nessa definição!

    ResponderExcluir
  7. Crítico, novamente você se digladia com uma caricatura do marxismo inventada por você.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem