Homens de cabelo grande

Posted: 9.11.09 by Glauber Ataide in Marcadores: , ,
23

Pelo fato de ter tido cabelo grande por aproximadamente 10 anos, gostaria de compartilhar com os amigos do blog algumas reflexões sobre essa experiência.

Nesses últimos anos, numa espécie de "exercício intelectual sem compromisso", eu vinha tentando compreender a razão de eu ter cabelo grande a partir de dois eixos: o psicanalítico e o filosófico. Isso porque, além dessas serem duas das minhas principais áreas de interesse, seus métodos de investigação permitem que se possa analisar em profundidade o objeto em questão, isso é, chegar às suas raízes. Não que eu tenha chegado chegado lá. Eu apenas disse que elas permitem isso.

A partir de uma orientação psicanalítica, tentava compreender quais razões inconscientes me levavam a gostar e a manter meu cabelo grande, procurando, assim, encontrar uma motivação que não dissesse respeito apenas a mim, mas talvez a todo um grupo de pessoas do qual eu fosse um elemento.

Acabei descobrindo, por exemplo, que o cabelo grande é um símbolo inconsciente tanto para os genitais quanto para a própria concepção de falo.

O interessante é que as primeiras pistas que encontrei sobre os cabelos representando os genitais eu não obtive diretamente da literatura psicanalítica, mas através da interpretação de um sonho que me foi relatado por uma mulher.

Após algumas dificuldades, descobrimos que os cabelos dela, os quais apareciam insistentemente por todo o sonho e com características de ter passado por um rigoroso processo de repressão, eram um símbolo de seus genitais. Seu sonho era basicamente um sonho de exibicionismo. Posteriormente pude encontrar confirmação desse símbolo na literatura psicanalítica.

Lembrem-se da história de Rapunzel, por exemplo. Para aqueles já familiarizados com a chamada "psicanálise dos contos de fadas", não é difícil perceber que os cabelos de Rapunzel, através dos quais o príncipe consegue subir ao seu quarto, representam um complexo de associações ligados à questão da sexualidade, dentre os quais podemos destacar a maturidade sexual, isso é, o preparo para o coito adquirido na adolescência.

Já na história bíblica de Sansão, vemos o cabelo grande associado a características fálicas, masculinas. Sansão tem força, tem virilidade por causa do seu cabelo. Isso é, o cabelo grande como símbolo de um pênis grande, ou para ser mais exato, de um falo grande. Quando o cabelo de Sansão é cortado, ele perde sua força, sua masculinidade, sua virilidade.1

Para determinados homens, manter o cabelo grande pode ser também uma resposta à angústia de castração. Freud afirma em "A interpretação dos sonhos" que o rabo de lagartixa é um símbolo inconsciente para essa situação, já que ele sempre cresce novamente quando é cortado. O cabelo grande, da mesma forma, pode servir a essa função.

Já de uma perspectiva filosófica, deixar o cabelo crescer é uma expressão de valores. Os filósofos do império romano eram caracterizados pelo cabelo grande, assim como pela barba, a roupa e a bolsa que utilizavam. Encontramos na literatura deste período até mesmo críticas sobre aqueles que achavam que um filósofo se fazia apenas "pelo cabelo".

Devemos observar que ter um cabelo grande não é a mesma coisa que nascer com um nariz grande. Um cabelo grande é expressão da personalidade da pessoa, representa valores. Essa é a razão de eu sempre ter considerado tão ofensivo quando alguém fazia algum comentário depreciativo sobre o meu cabelo.

Dizer a um homem de cabelo grande "por que você não corta esse cabelo?" é um eufemismo para "por que você não deixa de ser do jeito que é?". Isso é um ataque pessoal. Isso é um ataque aos valores e à personalidade do ofendido.

As pessoas tomam convenções sociais como se fossem valores absolutos. O uso masculino de cabelo curto não é nada mais que uma convenção social, uma característica de uma cultura específica.

O cabelo grande, neste aspecto, representa para o homem consciência e crítica dessas convenções sociais. Pode representar também uma vida mais natural, humana, menos plástica e artificial. É uma reação ao processo de massificação.

De forma geral, gostei de ter cortado meu cabelo. Não que eu ache que estou melhor assim, mas é que simplesmente eu estava curioso em me ver de cabelo curto. Fiquei satisfeito por ter feito algo que eu queria fazer. Mas ele já está crescendo de novo. É isso o que eu quero fazer agora. Já tenho saudades do meu cabelo grande.


Notas:

1. Nessa análise da história de Sansão estamos excluindo os aspectos teológicos de que se revestem a história, tais como o fato dele ter sido um nazireu e de que esse voto exigia cabelos longos. Não são esses aspectos superficiais o objeto da análise psicanalítica.

23 comentários:

  1. Pois é Glauber, vc cortando e eu lutando pra ele crescer... Interessante q depois q começamos a deixar ele crescer ele cai mto quase como um sinal, mas a teimosia é maior! Acho q no meu caso é mais influência de personalidades q admiro do que algo subconsciente. Não sei, só sei q não pretendo cortá-lo tão cedo. 1 ano se passou e ele ta começando a chegar no ombro..aff

  1. Olá, Raphael,

    Certamente podemos ter influências que reconhecemos como tais, mas isso não exclui o fato de que todos temos determinações inconscientes para deixar o cabelo crescer.

    É por isso que é inconsciente. Se a gente reconhecesse assim tão facilmente, de prontidão, não seria inconsciente. ;)

    P.S.: Não interprete "inconsciente" como sendo algo "ruim". E nem que as motivações inconscientes de todo
    mundo são necessariamente essas do post.

    Abraços,
    Glauber

  1. Glauber há cinco meses que venho cortando só a ponta da ponta do cabelo, quero deixar ele grande. Sei que vou encontra certa resistência na igreja, mas é o de menos, chato é os pobres de pensamentos que acham que eu quero parecer com o Caio Fabio.

    Meus motivos é acentuar algumas características da minha personalidade:

    SENSUALIDADE: coisa que eu já tenho por natureza e aperfeiçoamento, as mulheres não me assediam, tem medo de mim. Minha postura, fala mentalidade e olhar dão um “que” de sedutor que arrastam mulheres para o abismo.

    INTELECTUALIDADE: sou o único escritor da denominação de minha cidade, escrevo criticas a uma lista de e-mails na qual míngüem ate agora ousou me desafiar. Sou considerado o mais culto dos jovens do meio em que vivo.

    PRESUNÇAO PROFETICA: escrevi um livro desafiando e criticando os pastores e pregadores da minha denominação: a arte dos sofistas na pregação pentecostal.

    Ou seja: vou deixar o cabelo crescer para ressaltar minha vaidade pessoal.

    E ai o que você me diz.

  1. Glauber,você disse que ao deixar o cabelo crescer simboliza inconscientemente o orgão genital masculino ou melhor dizendo o falo.
    Mas no caso das mulheres que fazem ao contrario que as pessoas tomam como convenções sociais e corta o cabeloe deixa bem curto,isso simbolizaria o que?A castração?

  1. Simpatia pro cabelo crescer rápido? Pergunta pro Allan!!! hahahahah... Glauber, adorei seu texto. Tenho um namorado de cabelo compridos e amo seus cabelos! O efeito da pergunta "Por que você não corta seus cabelos?" é realmente esse, de querer mudar o que a pessoa é, acredita e vive.

    Glauber, paciência, seus cabelos vão crescer rápido.
    E Allan, não corte os seus....

    Hahhaha

    Muita boa sorte!

    Bruna Geovanini Varniër

    BdL

  1. Olá, Alexandre,

    Homens e mulheres, devido às suas diferenças anatômicas, têm uma formação sexual distinta a nível psíquico.

    Enquanto o homem, por exemplo, passa pela angústia de castração, a mulher, segundo o psicanalista J.-D. Nazio, passa pela dor da privação.

    O homem tem medo que seu pênis seja arrancado pelo pai em represália ao fato dele desejar sua mãe sexualmente.

    Mas a menina, que já se percebe castrada, que se percebe faltosa, sem um pênis, sente a dor de já ser privada deste órgão.

    Devido a essas diferenças, eu ainda não parei para pensar sobre o uso de cabelo curto por parte das mulheres, porque aquilo que pode ser válido para o homem pode ser bem diferente para as mulheres. Mas o que você disse pode ser uma pista.

    Talvez seja o caso que a mulher, por ser castrada, deixe o cabelo crescer como um substituto simbólico para o pênis que ela não possui.

    Já nos casos onde as mulheres usam cabelo curto por opção "estética", em alguns casos - e isso é apenas uma divagação que faço enquanto escrevo - isso pode ser uma reação ao que Freud chama de "inveja do pênis", e que J.-D. Nazio prefere chamar de "inveja do falo".

    Uma vez, ao conversar com uma garotinha de 3 anos de idade, em plena fase edípica e que demonstrava grande interesse por assuntos sexuais, como é comum a toda criança nesta idade, eu lhe perguntei se ela queria ter um pipiu igual ao de seu irmãozinho, já que ela falava tanto neste assunto.

    Ela imediatamente respondeu que não queria, mas que a sua outra irmã, essa sim queria.

    Ou seja, isso nada mais é do que o mecanismo de projeção que nos é tão claro nas crianças. Ela estava projetando a sua inveja do pênis do irmãozinho em sua outra irmã.

    Então, em alguns casos, pode ser que o fato da mulher usar sempre o cabelo curto tenha alguma relação com uma negação da inveja do pênis.

    Enfim, há muitas possibilidades, há muitas hipóteses que podemos testar para validar ou refutar. Pelo fato de eu ser homem e ter tido cabelo grande, a auto-análise também ajudou um pouco para que eu pudesse ter um certo grau de certeza.

    Mas pensar nisso a partir de uma perspectiva feminina exigiria uma análise feminina.

    Sobre essas questões do Complexo de Édipo, inveja do pênis, etc, postei algo sobre isso há pouco mais de dois anos atrás aqui:

    http://glauberataide.blogspot.com/2007/11/o-complexo-de-dipo-o-texto-que-se-segue.html

  1. Ah, muito bom! Por convenção já cortei o cabelo algumas vezes, hoje em dia, mesmo já estando com o "telhado" mais ralo, estou novamente com os cabelos abaixo dos ombros - rsrsrsrs.

    Parece algo como uma "auto-afirmação", agora entendo melhor essa sensação.

  1. Olá, Gresder,

    É muito bom quando tomamos decisões de forma lúcida, como você está fazendo. Se você defende esses valores e pretende expressá-los através do seu cabelo, creio que é isso o que você deve fazer, sem pestanejar.

    Mas como nos mostrou Lacan, o "eu" é o lugar do ocultamento. Apesar de termos nossas motivações conscientes, as inconscientes também estão sempre atuando e determinando nossas ações.

    Sobre a sensualidade que você citou, eu já encontrei em vários lugares na internet, principalmente em redes sociais (como o orkut, por exemplo), discussões em que muitas mulheres revelam sua preferência por homens de cabelo grande, como aqui:


    http://www.tudolink.com/mulheres-preferem-gostam-de-homens-com-cabelos-longos/

  1. Ah, o "não" a tudo o que é convencional, o que todo mundo faz e o comum chama atenção das mulheres sim!
    Mas eu sou suspeita, né! Kkkkkkk *semgraça

    Foi só pra descontrair!

    Bruna Varniër

  1. mario says:

    Caraca vey, falo tudo, eu sempre quiz deixar meu cabelo crescer, a escola (quase de regime militar ) nunca permtiu, agora ainda tá pequeno, mas pareceçe que cada vez mais que cresce eu me encontro é tipo como se eu estivesse constuindo a minha indetidande dia apos dia, não tenho certeza da minha vida p daqui a 5 anos mas até lá meu cabelo vai tá grandão =D


    flws, tér

  1. Por você says:

    Nossa, sou mulher e adoro um homem de cabelo grande e barba, fico loka...............

  1. Por você says:

    Sou mulher e adoro homem de cabelo longo e barba... fico loka!!

  1. Aeromark says:

    Esse ótimo texto sintetiza o que penso, muito bem escrito e parabéns pela inteligência do autor. Poucas vezes lemos algo bem discernido assim, sobre algo que parece banal, mas representa tanto. É isso mesmo, massificação, eufemismo, ligação com o órgão masculino. Cabelo longo é mesmo a melhor escolha, pra quem pode! Parabéns e não corte o seu!

  1. Elaine says:

    Glauber, você fica muito bonito com os cabelos grandes. Mas ficará lindo sem a barbicha. Eu quero saber se está solteiro... KKKK!

  1. Elaine says:

    Glauber, você é muito interessante: inteligente, bonito, seus textos são legais e gosta de cabelos grandes!

  1. Keyser says:

    "Um cabelo grande é expressão da personalidade da pessoa, representa valores"

    E quem é careca por natureza??

  1. makinary says:

    Gostei do artigo, eu até vou divulgar ele.

    OBS: Eu tenho cabelo grande. He! He! Ele ultrapassa um pouquinho meus ombros.

  1. Um belo texto. Tenho cabelo grande e sempre achei que fosse questão de personalidade, também. Aliás, qualquer tipo de cabelo expressa personalidade. Estudo psicologia, também me interesso por psicanálise e filosofia, e poderia assinar embaixo do teu texto, amigo.

  1. Glauber, parabéns pelo texto. Sua história passa credibilidade. É sincera.

  1. Seheiah says:

    Olá, achei interessante vc falar sobre cabelo grande e acabei lembrando dos meus dreads...
    O que será que deve significar inconscientemente o cultivo dos dreads? Eu uso dois na nuca, porque não tenho coragem de fazer no cabelo inteiro!

    Até mais ;)

  1. Primeiramente, quero lhe parabenizar pelo excelente trabalho que realiza com o blog.

    Em seguida, quero colaborar com esta questão do cabelo grande (pois também possuo).

    Socialmente, percebo que as pessoas possuem uma maior aversão ao cabelo grande do que às tatuagens. As empresas, por exemplo, não escapam mais à questão de se estarem "obrigado" praticamente a contratar funcionários tatuados, fato este que não ocorria com frequência a alguns anos atrás. No entanto, e não somente a sociedade em si, o preconceito com o cabelo grande ainda é mantido, seja em relações familiares, afetivas, amorosas, empregatícias (principalmente), e afins.

    Fica aí minha dica para uma análise mais aprofundada.

    Novamente, parabéns pelo blog.
    Sigo acompanhando.

    Facebook: Marco Buzetto Culturama

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.
  1. Shunyata says:

    Essa foi a resposta que dei num blog onde homens com cabelo comprido eram criticados:

    "So n acho legal vc por ponto de vista preconceituosos nas suas opinioes. Senhores n podem ter cabelo comprido? Vc ja viu um mistico ou anciao de longos cabelos irradiando sabedoria? Imagina se Jesus aparecesse na sua frente supondo que de fato Ele teve longos cabelos. Seria um espetaculo. So pq vc aprendeu em cursos n quer dizer q deve ser seguido. Vc n pensa por si mesmo? Q tolice o ser humano viver inventando padroes e modas a serem seguidas. Sera q ninguem pode ser apenas "ele mesmo"? Mesmo q diferente de vossos preconceitos? Qta arrogancia estabelecer normas de como se deve ser! Poe ate idade agora! Q absurdo! Q cada um viva a vida como quiser! Entao acima de 30 n posso ter cabelo longos pq um dito-cujo qualquer "profissional da beleza" disse q é feio. Qta arrogancia. E se determinarem q depois dos 30 ou 40 nao pode ficar careca e vc ficar? Vai fazer o q? Usar peruca? Se alguem tem q por regras esse alguem seria Deus! E Deus ainda n desceu na Terra pra ditar os Mandamentos de como um cabelo deve ser ou como deve ser a aparencia de alguem!

    Parem de buscar respostas em pseudo-conhecedores arrogantes e vivam a vida de vcs por ti mesmos. Ninguem é Autoridade neste planeta pra dizer ou sequer referir como alguem deve viver a vida! Quem segue a ideia de outros sao ovelhinhas tolas, é boiada, gado conduzido!

    Sejas como um leao! Que faz seu proprio caminho e vive como deseja e n segue ninguem. Seguir ideias de outro pra ajustar seu modo de vida é no minimo humilhante! Tu desonras a ti mesmo!

    Sim tenho 27 anos e uso cabelos longos e usarei mesmo que toda Terra diga que nao se deve usar. Ou ate que eu os perca!

    Vivo por mim mesmo e sei o que quero. E sempre havera uma mulher para amar um homem cabeludo. E para um homem cabeludo so essas mulheres interessam. E qdo vc encontra uma é um amor verdadeiro pq vc sabe q a pessoa esta com vc pelo q vc é e nao por outro motivos mediocres. Uma mulher assim ama sua autenticidade e sua coragem q vc tem de ser vc mesmo apesar de tudo!

    So uma mulher assim vale a pena amar.

    Se vc é homem e deseja ter cabelo comprido e n tem coragem de o fazer entao vc é um covarde dominado pela opiniao dos outros e por essa sociedade falsa, doente e hipocrita!

    Seja vc mesmo. Sejas o q vc gostas de ser! Seja cabeludo, cabelo curto, careca, seja la o que vc tiver vontade de ser, SEJAS!!

    Isso n vale so pra cabelo mas pra tudo na sua vida! Sejas AUTENTICO! E com isso vira auto-respeito, auto-aceitaçao e ate as pessoas te admirarao pela coragem de vc ser vc mesmo! Mesmo q ser vc mesmo signifique ser diferente de tudo!

    Se vc é verdadeiro com teu ser e és tu mesmo eu te respeitarei e posso ser ate teu amigo. Mas se és um covarde que nao assume quem és com medo da opiniao alheia ou de algo, entao nem se aproxime de mim. Pq um ser autentico nao anda com covardes!

    Leoes nao andam com ovelhas! Leoes andam com outros leoes na busca de si mesmos!



    Shun"

    Como vc falou o assunto parecer pueril mas é mto profundo e to feliz de ter encontrado alguem q tb pensa como a mim ou eu como vc.

    Tb ja me fiz essas questoes q vc fez e achei minhas respostas do porque uso meu cabelo longo. Tem haver com meu misticismo e simbolo de vim pra ser eu mesmo e seguir meu proprio caminho e q n serei conduzido feito gado q é o q essa sociedade tenta fazer junto a midia. O assunto é profundo.

    Abraços e otimo artigo!

    Lembre-se gente: a questao essencial n é o cabelo, mas se vc é vc mesmo. Seja cabeludo ou nao, vc é como gostaria de ser? Se sim otimo! Se nao, pq nao?

    Ate amigos e amigas!



    Shun