She-ra, a Princesa do Poder - sua mensagem política

No final do último ano comecei a comprar e (re)assistir alguns seriados da década de 1980 que marcaram minha infância, numa espécie de "sessão revival". Comprei Jaspion, Changeman, He-man e She-ra, até agora.

Todos tem se mostrado tão bons hoje quanto eram na época em que os vi pela primeira vez. E da minha opinião compartilha também a minha filha, que gosta muito de todos.

Mas este último, particularmente, chamou minha atenção por seu conteúdo político que me era impossível analisar quando tinha 5 anos de idade, e do qual nada podia lembrar em anos posteriores.

Quem é She-ra

She-ra é o "alter-ego" da princesa Adora, a irmã gêmea do He-man. Quando era ainda um bebê foi roubada por Hordak e levada para uma outra dimensão, a qual nem a Feiticeira e nem ninguém em Etérnia (onde vive o He-man) podiam localizar.

A princesa, então, foi criada por Hordak e ensinada nos caminhos da Horda, que mantém uma ditadura opressora sobre o povo de Etéria.

Essa é a explicação da história. She-ra vive em Etéria porque foi roubada de seus pais, em Etérnia, por Hordak (que, inclusive, foi o mentor de Esqueleto). Assim, antes de se tornar uma heroína, ela servia às forças do mal, à ditadura opressora de Hordak.

De governista a rebelde

A conversão da princesa Adora acontece quando ela é desafiada por He-man (em um filme longa-metragem que conta sua história) a ir para o campo e ver com seus próprios olhos como era a vida do povo. Adora pensava que Hordak era do bem, e que os "maus" eram os inimigos "rebeldes".

Mas quando Adora, pela primeira vez em sua vida, sai da fortaleza para ver como era o mundo, não tem dúvidas de quem realmente é das forças do mal. Assim, com a ajuda de He-man, que lhe trouxera de Grayskull uma espada (parecida com a sua própria) para cumprir sua missão, ela rompe com a Horda e se junta à chamada Grande Rebelião, tornando-se assim a She-ra.

A Grande Rebelião

A chamada "Grande Rebelião" é literalmente um foco de guerrilha no meio de uma floresta chamada "Floresta do Sussurro". Ali se reúnem todos aqueles dispostos a enfrentar e derrubar a ditadura de Hordak.

Fazem parte da rebelião não apenas pessoas com super podereres (que são poucos), mas também os cidadãos comuns e os camponeses pobres, armados apenas com paus e pedras.

Seu objetivo é derrubar, através da luta, a ditadura de Hordak que oprime e cobra pesadíssimos impostos dos camponeses.

Bons valores para as crianças

Enquanto assistia aos primeiros episódios de She-ra fiquei positivamente surpreso, perplexo até. E pensava: "Como assim, 'Grande Rebelião'? Eles são um foco de guerrilha, com base numa floresta? Se orgulham de ser 'rebeldes'? Se preocupam com a vida do povo pobre e luta com ele para libertar Etéria?"

Foi, enfim, uma grande satisfação descobrir mais de duas décadas depois que, quando ainda não tinha idade suficiente para discernir muitas coisas e estava exposto a tudo, felizmente assistia uma série como essa que me transmitia valores tão bons. E sei que séries como essa certamente deram alguma contribuição à formação das posições políticas que vim a ter em minha vida adulta. Por isso é muito bom poder resgatar estes episódios e torná-los disponíveis para uma nova geração, a quem pertence e irá construir o futuro. Pela honra de Grayskull! Por uma Etéria livre!

4/Deixe seu comentário

  1. Glauber, que lembrança! Que legal que eu compartilho com vc esta época!
    Sabe que estava nesta fase revival, com Kamen Rider! Se quiser tenho uns links muito bons pra baixar!...

    She-ra! É uma Heroína do Novo Mito!

    Quero assistir She-ra one eu encontro?

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Olá, William!

    Eu também assistia muito o Kamen Rider! Era um dos meus preferidos, juntamente com o Jiban. Se puder compartilhe os links que você tem aí.

    A primeira temporada de She-ra está disponível via torrent aqui:

    http://thepiratebay.org/torrent/5683581/She_Ra_-_1_temp._Comp._Dublada

    Este outro link é de um longa metragem em que She-ra e He-man lutam juntos (episódio que conta a história dela):

    http://thepiratebay.org/torrent/3963123/He-Man__amp__She-Ra_-_O_Segredo_da_Espada_Magica_-_Dublado_PT-BR_avi

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:51 PM

    Glauber, não sei se você se interessa por assuntos relacionados a religião, mas, mando aqui um link do blog que tem uma visão bem crítica do que existe nas igrejas na atualidade e muitos estam acomodados com tais comportamentos.

    http://danielremondini.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Cara,
    Sou Psicanalista, cresci vendo She-Ha,finalizo muitas de minhas palestras justamente com as imagens dela e digo: Eu acredito que o bem sempre vence" mas jamais fiz um leitura tão perfeita quanto li agora. Estou em êxtase (rsrsrsrs) AMei!
    Com seus créditos,postarei no meu blog agora mesmo.INCRÍVEL.
    Vivo numa luta para não me envolver tanto com política e nunca havia entendido de onde veio isso. rsrs Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem